|
![]() |
| Home | Sobre o Cenaridus | Linhas de Pesquisa | Pessoal | Publicações | Pós-Graduação | Links | |
APRESENTAÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
O CENARIDUS é um centro de estudos e pesquisas hidrológicas e ambientais, a ser criado no Centro de Tecnologia da UFC junto ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, tendo em vista o desenvolvimento sustentável do Semi-Árido Brasileiro.
Desde a sua instalação, o Centro de Tecnologia da UFC vem procurando se inserir na luta pelo desenvolvimento tecnológico e sócio-econômico da região Nordeste, no âmbito de sua área de atuação, tendo dedicado especial atenção às questões ligadas à problemática da seca e do aproveitamento dos recursos hídricos regionais.
Assim, em 1972, deu início, através do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, à criação de um Curso de Aperfeiçoamento em Hidrologia Aplicada, transformado em seguida em curso de Especialização, resultando finalmente na instalação do Curso de Mestrado em Recursos Hídricos em 1975.
Posteriormente, o Curso ampliou suas atividades com uma nova área de concentração - Saneamento Ambiental - e hoje se insere, no contexto acadêmico regional e nacional, como um centro de pesquisas consolidado, mantendo os seguintes cursos na área, reconhecidos e recomendados pela CAPES e CNPq:
A posição que hoje ocupa foi conquistada, portanto, com trabalho dedicado e crescimento consciente, destacando-se, entre outros aspectos:
- à Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará,
- à Superintendência do Meio Ambiente do Ceará,
- à Secretaria de Infraestrutura do Ceará,
- à Prefeitura de Fortaleza,
- à Secretaria de Ciência e Tecnologia da Presidência da República,
- à Secretaria de Planejamento da Presidência da República,
- à Secretaria Nacional de Recursos Hídricos.
- Instituto de Pesquisas Hidráulicas, UFRGS,
- Escola de Engenharia de São Carlos,
- Centro Tecnológico de Hidráulica, USP,
- Escola Politécnica da Paraíba,
- Escola Técnica Federal do Ceará,
- Univ. Federal do Rio Grande do Norte,
- Universidade de Hannover, Alemanha,
- Universidade de Potsdam, Alemanha,
- Inst. de Pesquisa de Impactos Climáticos de Potsdam, PIK, Alemanha
- Universidade de Kassel, Alemanha,
- Universidade do Colorado, USA,
- Universidade de New Hampshire, USA,
- Universidade de Liverpool, Inglaterra,
- Universidade de Leeds, Inglaterra,
- Universidade do Arizona, USA,
- Universidade de Viena, Áustria.
Os professores do Departamento que compõem o Curso de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental vêm, juntamente com seus alunos, produzindo estudos, pesquisas e trabalhos técnico-científicos, dedicados à região semi-árida, com publicação em revistas nacionais e internacionais, em congressos e simpósios, na edição de livros e capítulos de livros, com ênfase no tema da gestão integrada dos recursos hídricos e suas relações com o meio ambiente.
Verificou-se, no entanto, a inexistência de um centro de referência, localizado em região semi-árida, dedicado exclusiva e sistematicamente às questões hidrológicas e ambientais do Semi-Árido, com publicação especializada no assunto, de nível internacional e que, ao mesmo tempo, mantivesse um forte intercâmbio com aqueles que se dedicam ao tema, dentro e fora do país.
É público e notório que a região semi-árida brasileira, localizada no Nordeste, precisa envidar todos os esforços, no sentido de aproveitar e conservar os seus relativamente escassos recursos hídricos, de forma racional e sustentável, propiciando a médio e longo prazos o desejável desenvolvimento sócio-econômico, com preservação ambiental e equidade intergeracional.
O que se pretende agora é dar mais um passo à frente, transformando o nosso já consolidado curso de pós-graduação em recursos hídricos e saneamento ambiental, num centro de pesquisas do semi-árido, com alcance internacional, fazendo jús ao consagrado lema da UFC, que é atingir o universal pelo regional.
O objetivo geral do Centro é a promoção da sustentabilidade hídrica e ambiental do Semi-Árido Brasileiro.
Os objetivos específicos são a seguir enumerados:
1. Realizar estudos e pesquisas hidrológicas, visando o conhecimento, o uso racional, a conservação e a gestão integrada dos recursos hídricos do Semi-Árido Brasileiro.
2. Realizar estudos e pesquisas ambientais, visando o conhecimento e o uso racional dos recursos naturais, no âmbito da Engenharia Ambiental, notadamente nas suas interrelações com o ambiente aquático.
3. Editar publicações, nas suas áreas de interesse, mantendo uma revista científica de nível internacional, especializada em questões hídricas e ambientais de regiões semi-áridas.
4. Promover intercâmbio científico e cooperação técnica com entidades congêneres nacionais e internacionais.
O CENARIDUS estará vinculado à estrutura do DEHA, e exercerá suas atividades nas dependências do Departamento, com o apoio administrativo da Secretaria do Departamento e da Secretaria do Curso de Pós-Graduação. Portanto, não terá infra-estrutura própria, mas sim funcionará dentro e com o Departamento, numa espécie de simbiose administrativa, de forma a constituir-se em um centro virtual de marketing, emulador das atividades docentes e canal de comunicação com o meio cientifico externo.
Todos os professores do Departamento pertencerão, em princípio, ao Centro, sem que isto lhes gere direitos ou deveres adicionais.
Os projetos e atividades desenvolvidos pelo Centro deverão se enquadrar nas normas e regulamentos da UFC, obedecendo aos procedimentos e orientações ditados pelo Departamento.
O CENARIDUS será gerido por um Coordenador Geral, e por Coordenadores de Áreas, a seguir discriminados:
Coordenador de Estudos Hidrológicos
Coordenador de Estudos Ambientais
Coordenador de Estudos Integrados
Coordenador de Sistemas Informáticos Georeferenciados
Coordenador de Publicações
Coordenador de Intercâmbio
eleitos pelo Colegiado do Curso de Pós-Graduação, com mandato de 2 anos, renovável uma única vez, por igual período.
As atribuições desses Coordenadores serão exercidas sem qualquer tipo de remuneração, e tampouco terão qualquer vinculação à estrutura formal de cargos e funções da UFC.