| Home | Sobre o Cenaridus | Linhas de Pesquisa | Pessoal | Publicações | Pós-Graduação | Links |

 

LINHAS DE PESQUISAS

 

APRESENTAÇÃO            PROJETOS EM ANDAMENTO E RECÉM-CONCLUÍDOS

 

APRESENTAÇÃO

As pesquisas que estão sendo desenvolvidas têm como foco principal integrar os aspectos qualitativos e quantitativos para o gerenciamento das águas de regiões semi-áridas. No lado quantitativo, dá-se ênfase ao gerenciamento integrado das águas superficiais e subterrâneas. Nos aspectos qualitativos, busca-se a análise dos componentes físicos, químicos, biológicos e de dinâmica dos fluidos. No topo de toda essa organização, está a pesquisa dos instrumentos de gestão, que procuram transferir para a sociedade os conhecimentos teóricos do manejo quantitativo e qualitativo das águas.

No aspectos qualitativos: Tem-se buscado desenvolver e aplicar modelos de qualidade de águas para avaliar processos de eutrofização, salinização e autodepuração dos cursos de águas e dos reservatórios. Pesquisam-se modelos de reúso das águas, tanto para irrigação quanto na indústria; estuda-se a qualidade das águas da chuva e sua influência no processo de salinização de açudes, tratamento de água e esgoto, assoreamento de açudes e impacto na disponibilidade de água.

Nos aspectos quantitativos: Tem-se buscado desenvolver modelos de otimização de operação de reservatórios que procurem minimizar as perdas do sistema - evaporação e extravasamento pelo vertedouro. No extravasamento, tem-se analisado a questão da vazão mínima ecológica que mantenha os rios desempenhando seus papéis de "lavagem" da bacia hidrográfica. Procura-se entender e desenvolver modelos paramétricos para fazer compreender o efeito hidrológico cumulativo da construção indiscriminada de um grande número de reservatórios na bacia hidrográfica. A operação conjunta de águas superficiais - águas subterrâneas tem sido estudada, com vistas a produzir uma reserva mais segura para atendimento de demandas mais nobres, como o abastecimento de água para as populações.

Nos aspectos institucionais: Tem-se procurado estudar instrumentos de gestão que resultem em utilização mais eficiente das águas. Estuda-se como a Companhia de Gestão de Águas transfere as informações técnicas e introduz a participação dos usuários de água no processo de gestão participativa das águas. Busca-se estudar os processos de alocação e realocação de águas que resultem em um uso mais eficiente. Assim, pode-se destacar como as principais Linhas de Pesquisa, pertinentes ao Programa de Recursos Hídricos - em nível de Doutorado, os seguintes títulos:

Dentro da filosofia de que a demanda por água se dá em uma certa quantidade, com um dado padrão de qualidade, o Programa tem buscado o entendimento de como os processos de operação dos estoques de água influem nos padrões de qualidade, em conseqüência da concentração de poluentes durante o período de estiagem, quando os escoamentos naturais dos cursos de água são nulos. Os modelos desenvolvidos em conjunto têm sido sintetizados, de forma a auxiliar no processo de alocação de águas efetuado por Instituições Estaduais, responsáveis pelo Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

Um dos principais instrumentos de gestão de recursos naturais, da água em particular, é a possibilidade de antecipar impactos e resultados de ações gerências implantadas no sistema. Nesse aspecto, a modelagem matemática é de fundamental importância. Um bom modelo matemático, bem calibrado com dados de campo, é capaz de aumentar o poder de previsão a um custo bastante baixo. No que se refere à qualidade de águas, todo o desenvolvimento e modelagem se deu para regiões temperadas. Contudo, em regiões tropicais semi-áridas há ainda muito desconhecimento, até por falta de dados e de modelos específicos. Processos de estratificação térmica e salina se dão de maneiras bem distintas entre regiões tropicais e temperadas. Pode-se dizer que, no que diz respeito à modelagem de qualidade, os produtos esperados com as pesquisas desenvolvidas no Programa podem apresentar novidades que poderão prover os tomadores de decisões de informações valiosas para implementação das políticas públicas de águas.

No que se refere aos aspectos quantitativos, muitos estudos já foram desenvolvidos pelo grupo. Na própria formação do grupo, predominou o intercâmbio com a Universidade do Estado do Colorado, onde o tema é altamente desenvolvido. Várias contribuições têm sido dadas. No que se refere ao dimensionamento de reservatórios de águas superficiais, um método de dimensionamento desenvolvido por membros do corpo docente do Programa vem tendo larga utilização. No que se relaciona à operação, já foram desenvolvidas dissertações de mestrado que buscam uma operação otimizada. Na fase atual, procura-se desenvolver modelos matemáticos para horizontes curto (1 a 2 anos), médio (3 a 5 anos) e longo ( 5 a 25 anos). No que se refere a operação em tempo real, somente estudos de cheia a justificam. Nesse ponto, a definição de modelos para operação da barragem do Castanhão - atualmente em construção - pode ser inserida como um tema disponível para novas pesquisas.

Na parte gerencial, procura-se produzir trabalhos de pesquisa, fundamentando os estudos nos instrumentos de gestão, além de propor técnicas de avaliação dos impactos das políticas de alocação e realocação de águas ( outorga, tarifa, etc...).

PROJETOS EM ANDAMENTO OU RECÉM-CONCLUÍDOS

Os principais projetos de pesquisa que estão se desenvolvendo através do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, com área de concentração em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, apresentam-se com significativo nível técnico-científico, além de indicarem grandes perspectivas no campo sócio-econômico. Todos esses projetos estão sendo financiados por importantes órgãos e instituições de fomento a pesquisa e ao desenvolvimento científico, mostrando, assim, o nível de expectativa que se tem depositado no grupo envolvido com este Programa de estudo.

Como exemplo de tudo o que foi notificado no parágrafo anterior, apresentamos os principais projetos que, neste momento, se desenvolvem sob a coordenação dos professores deste corpo docente:

Além disso, há um grande número de projetos menores que estão se desenvolvendo com o apoio de instituições estaduais, como, FUNCEME, COGEHR, CAGECE, e SEMACE, de acordo com os interesses destas instituições.