|
![]() |
| Home | Sobre o Cenaridus | Linhas de Pesquisa | Pessoal | Publicações | Pós-Graduação | Links | |
LINHAS DE PESQUISAS
APRESENTAÇÃO PROJETOS EM ANDAMENTO E RECÉM-CONCLUÍDOS
As pesquisas que estão sendo desenvolvidas têm como foco principal integrar os aspectos qualitativos e quantitativos para o gerenciamento das águas de regiões semi-áridas. No lado quantitativo, dá-se ênfase ao gerenciamento integrado das águas superficiais e subterrâneas. Nos aspectos qualitativos, busca-se a análise dos componentes físicos, químicos, biológicos e de dinâmica dos fluidos. No topo de toda essa organização, está a pesquisa dos instrumentos de gestão, que procuram transferir para a sociedade os conhecimentos teóricos do manejo quantitativo e qualitativo das águas.
No aspectos qualitativos: Tem-se buscado desenvolver e aplicar modelos de qualidade de águas para avaliar processos de eutrofização, salinização e autodepuração dos cursos de águas e dos reservatórios. Pesquisam-se modelos de reúso das águas, tanto para irrigação quanto na indústria; estuda-se a qualidade das águas da chuva e sua influência no processo de salinização de açudes, tratamento de água e esgoto, assoreamento de açudes e impacto na disponibilidade de água.
Nos aspectos quantitativos: Tem-se buscado desenvolver modelos de otimização de operação de reservatórios que procurem minimizar as perdas do sistema - evaporação e extravasamento pelo vertedouro. No extravasamento, tem-se analisado a questão da vazão mínima ecológica que mantenha os rios desempenhando seus papéis de "lavagem" da bacia hidrográfica. Procura-se entender e desenvolver modelos paramétricos para fazer compreender o efeito hidrológico cumulativo da construção indiscriminada de um grande número de reservatórios na bacia hidrográfica. A operação conjunta de águas superficiais - águas subterrâneas tem sido estudada, com vistas a produzir uma reserva mais segura para atendimento de demandas mais nobres, como o abastecimento de água para as populações.
Nos aspectos institucionais: Tem-se procurado estudar instrumentos de gestão que resultem em utilização mais eficiente das águas. Estuda-se como a Companhia de Gestão de Águas transfere as informações técnicas e introduz a participação dos usuários de água no processo de gestão participativa das águas. Busca-se estudar os processos de alocação e realocação de águas que resultem em um uso mais eficiente. Assim, pode-se destacar como as principais Linhas de Pesquisa, pertinentes ao Programa de Recursos Hídricos - em nível de Doutorado, os seguintes títulos:
Economia, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos.
Obras Hidráulicas.
Hidrodinâmica aplicada a Transporte de Sedimentos.
Qualificação e Quantificação de Águas Subterrâneas.
Qualidade de Água: Modelagem e Monitoramento.
Análise de Risco Aplicada a Recursos Hídricos.
Conservação de Recursos Hídricos.
Hidrologia Isotópica e de Traçadores.
Quantificação e Gerenciamento de Recursos Hídricos no Semi-Árido.
Dentro da filosofia de que a demanda por água se dá em uma certa quantidade, com um dado padrão de qualidade, o Programa tem buscado o entendimento de como os processos de operação dos estoques de água influem nos padrões de qualidade, em conseqüência da concentração de poluentes durante o período de estiagem, quando os escoamentos naturais dos cursos de água são nulos. Os modelos desenvolvidos em conjunto têm sido sintetizados, de forma a auxiliar no processo de alocação de águas efetuado por Instituições Estaduais, responsáveis pelo Gerenciamento dos Recursos Hídricos.
Um dos principais instrumentos de gestão de recursos naturais, da água em particular, é a possibilidade de antecipar impactos e resultados de ações gerências implantadas no sistema. Nesse aspecto, a modelagem matemática é de fundamental importância. Um bom modelo matemático, bem calibrado com dados de campo, é capaz de aumentar o poder de previsão a um custo bastante baixo. No que se refere à qualidade de águas, todo o desenvolvimento e modelagem se deu para regiões temperadas. Contudo, em regiões tropicais semi-áridas há ainda muito desconhecimento, até por falta de dados e de modelos específicos. Processos de estratificação térmica e salina se dão de maneiras bem distintas entre regiões tropicais e temperadas. Pode-se dizer que, no que diz respeito à modelagem de qualidade, os produtos esperados com as pesquisas desenvolvidas no Programa podem apresentar novidades que poderão prover os tomadores de decisões de informações valiosas para implementação das políticas públicas de águas.
No que se refere aos aspectos quantitativos, muitos estudos já foram desenvolvidos pelo grupo. Na própria formação do grupo, predominou o intercâmbio com a Universidade do Estado do Colorado, onde o tema é altamente desenvolvido. Várias contribuições têm sido dadas. No que se refere ao dimensionamento de reservatórios de águas superficiais, um método de dimensionamento desenvolvido por membros do corpo docente do Programa vem tendo larga utilização. No que se relaciona à operação, já foram desenvolvidas dissertações de mestrado que buscam uma operação otimizada. Na fase atual, procura-se desenvolver modelos matemáticos para horizontes curto (1 a 2 anos), médio (3 a 5 anos) e longo ( 5 a 25 anos). No que se refere a operação em tempo real, somente estudos de cheia a justificam. Nesse ponto, a definição de modelos para operação da barragem do Castanhão - atualmente em construção - pode ser inserida como um tema disponível para novas pesquisas.
Na parte gerencial, procura-se produzir trabalhos de pesquisa, fundamentando os estudos nos instrumentos de gestão, além de propor técnicas de avaliação dos impactos das políticas de alocação e realocação de águas ( outorga, tarifa, etc...).
PROJETOS EM ANDAMENTO OU RECÉM-CONCLUÍDOS
Os principais projetos de pesquisa que estão se desenvolvendo através do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, com área de concentração em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, apresentam-se com significativo nível técnico-científico, além de indicarem grandes perspectivas no campo sócio-econômico. Todos esses projetos estão sendo financiados por importantes órgãos e instituições de fomento a pesquisa e ao desenvolvimento científico, mostrando, assim, o nível de expectativa que se tem depositado no grupo envolvido com este Programa de estudo.
Como exemplo de tudo o que foi notificado no parágrafo anterior, apresentamos os principais projetos que, neste momento, se desenvolvem sob a coordenação dos professores deste corpo docente:
Projeto Nordeste - Financiado pelo CNPq, com orçamento de $ 150.000,00/ano, coordenado pelo Dr. Nilson Campos, tem como principal objetivo desenvolver uma política integrada de estudo dos aspectos quantitativos e qualitativos dos Recursos Hídricos, com vistas a uma melhor formulação dos Programas de Gestão desses recursos naturais, notadamente inseridos no semi-árido.
Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos - Projeto Recope - Financiado pela Finep, com orçamento de $100.000,00, coordenado pelo Dr. Nilson Campos, tem como principal objetivo testar instrumentos de gestão das águas em diferentes realidades brasileira como forma de apresentar alternativas para o aproveitamento dos Sistemas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos. Este projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de Campinas e Universidade Federal de Minas Gerais.
Modelos Conceituais de Gestão de Recursos Hídricos com vistas às peculiaridades do Semi-Árido - Financiado pela Funcap, coordenado pelo Dr. Nilson Campos, tem como objetivo principal estudar modelos de gerenciamentos de Recursos Hídricos implantados ou projetados, em diversos estados brasileiros, bem como, analisar como os princípios de participação dos usuários de água, como bem econômico, vêm sendo aplicados e, com isso, detectar, nos principais modelos, o tratamento de questões peculiares da região.
Programa Adote uma Bacia - Financiado pela Secretária Nacional de Recursos Hídricos, do Ministério do Meio Ambiente, coordenado por um grupo de professores do Programa, tem como principal objetivo integrar a comunidade no contexto de bacias hidrográficas, no sentido de otimizar seus múltiplos usos.
Dimensionamento de Instalações Hidráulicas, Redes de Distribuição de Água, Redes de Esgotos Sanitários e Redes de Drenagem usando Entrada e Saída Gráfica - Financiado pela Funcap, coordenado pelo Dr. Marco Aurélio, tem como principal objetivo, avaliar e quantificar o impacto do uso de pacotes gráficos nas áreas pertinentes ao projeto.
Programa WAVES ( Water Availability and Vulnerability of Ecosystem and Society in the Northeast of Brazil) - Financiado pelo CNPq (1 milhão R$) e pelo Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha BMBF, gerou dois modelos integrados para os estados do Ceará e Piauí, tendo como pano de fundo o aquecimento global e cenários de referência. Foram estudos os seguintes temas: clima, hidrologia, gestão dos recursos hídricos, produção agrícola, agro-ecosistemas, sócio-economia, migração e modelagem integrada. Participaram do Programa, além da UFC, a FUNCEME, a UFPI e sete instituições de pesquisa alemãs. O Programa teve duração de quatro anos, tendo se encerrado em junho de 2001.
Avaliação dos Impactos na Morfologia Costeira, através de Modelagem Numérica, provenientes da Implantação do Porto do Pecém - Financiado pela Seteco, Secretária de Transporte do Governo do Estado do Ceará, coordenado por um grupo de professores, tem como principal objetivo avaliar as possíveis mudanças na linha de costa causadas pela construção do Porto do Pecém, no Ceará.
Manejo Integrado de Recursos Superficiais e Subterrâneos aluviais - Rede Recope - Financiado pela Finep, com recursos da ordem de $120.000,00, coordenado pelo Dr. Walter Martins, tem como principal objetivo o estabelecimento de uma metodologia para simular o manejo integrado dos aquíferos aluviais e reservas superficiais, visando otimizar o aproveitamento da água.
Aplicação de Técnicas Modernas Moleculares e de Monitoramento Ambiental para tornar mais eficientes as Tecnologias de Tratamento de Esgotos com o objetivo de Reuso do efluênte e Proteção Ambiental - Financiado pelo CNPq e o Conselho Britânico, através de programa de cooperação bilateral, coordenado pela Dr. Sandra Tedde Santaella, com um orçamento estimado em $140.000,00, tem como principal objetivo, fortalecer a colaboração a nível de pesquisa entre as Universidades Britânicas e Universidades Brasileiras, localizadas no Nordeste, visando otimizar o reuso dos efluêntes de esgotos.
Projeto de Desinfecção de Água Potável para Regiões Isoladas por meio de Eletrólise de Cloro com Suprimento de Energia Solar Fotovoltaico - Financiado pelo CNPq e o DRL, Alemanha, com orçamento de $40.000,00/ano, através de um projeto de cooperação bilateral, coordenado pelo Dr. Raimundo Oliveira de Souza, tem como principal objetivo desenvolver um sistema com alimentação solar, decentralizado e móvel para o tratamento da água.
Projeto de Acompanhamento da Implantação do Aterro Sanitário Metropolitano, em Caucaia - Financiado pela Prefeitura de Fortaleza, com orçamento atual de $24.000,00, coordenado pelo prof. Suetônio Mota, tem como principal objetivo acompanhar e avaliar os impactos da presença do Aterro Sanitário, nos lençóis subterrâneos próximos daquela área.
Projeto de Levantamento do Potencial Hídrico da Região do Cariri - Financiado pela Prefeitura do Crato, através de convênios, coordenado pelo Dr. Horst Friskhorn, tem como principal objetivo avaliar a potencialidade hídrica das fontes existentes naquela região.
Projeto de Modernização do Laboratório de Saneamento Ambiental - Financiado pela Funcap - CAPES, através do Projeto Nordeste, com orçamento de $30.000,00, coordenado pela Dr. Sandra Tedde Santaella, tem como principal objetivo equipar o laboratório de Saneamento Ambiental com equipamentos mais modernos, melhorando assim sua capacidade de caracterização das amostras de água e esgoto.
Além disso, há um grande número de projetos menores que estão se desenvolvendo com o apoio de instituições estaduais, como, FUNCEME, COGEHR, CAGECE, e SEMACE, de acordo com os interesses destas instituições.